Foto oficial do VII Encontro de Jovens junto ao tradicional grito de guerra,
"Jovens unidos jamais serão vencidos" (3x).
As atividades do encontro foram realizados no dia 18 e 19 de Maio, como manda a tradição da FETRACONSPAR, tiveram início com as boas-vindas do Secretário de Formação Sindical, Altamir Laureano da Silva, aos presentes e a exibição do vídeo que recapitulou as atividades da Federação ao longo do ano de 2017. Em seguida, foi convocda a mesa de abertura dos trabalhos, composta pelo Presidente em Exercício, Reinaldim Barboza Pereira, pelo Secretário Geral, Cesar de Oliveira, e pelo Secretário de Finanças, Denilson Pestana da Costa. Também foram convocados os presidentes do SITRACOCIFOZ,Antônio Barros França, o Presidente do STICM de Toledo, Ademir Fogaça, o Presidente do STICM de Ubiratã,Ismael Silva da Cruz.
O Encontro de Jovens contou com a Presença de 34 jovens de todo o estado do Paraná representando seus respectivos sindicatos, tambem tivemos um representante do Sindicato SINDIMONT participando do Encontro , Luís Felipe Gavleta, participou das palestras, atividades e debates. O evento foi realizado na Sede da FETRACONSPAR em Curitiba.
Representante do Sindicato SINDIMONT Luís Felipe Gavleta.
No dia 18 (quinta-feira) após as incrições ocorreu uma palestra com o advogado trabalhista, escritor e professor da Universidade Federal do Paraná Dr. Sandro Lunard Nicoladeli, o tema de sua palestra foi "Sou Jovem - O que posso ou devo fazer?". Em sua palestra contou como foi a sua história de vida, relatou sobre o equilibrio de liberdade e segurança, quanto mais liberdade tivermos, menos segurança teremos e assim tendo mais segurança teremos menos liberdade. Debateu com os jovens sobre a tecnologia que a cada dia esta mais avançada, como que os jovens se comunicam, como chamar a atenção do jovem para um assunto como a Reforma, a política, os direitos que temos, declarou que temos que fazer nossas atividades sendo em casa ou no trabalho com mais amor, pois o peso ao chegar ao fim do dia será muito menor, se temos que fazer algo que façamos bem feito.
Dr. Sandro tambem transmitiu um video do Sr. Zygmund Bauman "Fronteiras do Pensamento", ele relata sobre a diferença de comunidade e rede (internet) "A comunidade procede você, você é a comunidade", "Por outro lado a rede, é ao contrario de comunidade, a rede é feita mantida viva, por duas atividades diferentes, uma é conectar e outra desconectar", ainda no video o Sr Zygmund diz sobre a vida perfeita, que muitos acham que a vida de outras pessoas é perfeita, e acabam tentando imitar a outra pessoa, assim você não estara sendo sincero consigo mesmo, nao terá uma personalidade e destacou que o no ponto de vista dele o Filosofo Sócrates chegou mais perto de uma vida perfeita pois ele buscava ser ele mesmo, sem pensar no que terceiros irião pensar.
Advogado trabalhista, escritor e professor da Universidade Federal do Paraná Dr. Sandro Lunard Nicoladeli
Logo após o almoço foi a vez da Dra. Rosemary Christina Pila Teles. De profissionalismo e conhecimentos inquestionáveis, a advogada, consultora e palestrante, realizou a palestra com o assunto "Jovens – Direitos e Atitudes". A Dra. Rosemary questionou como é ser jovem? Ele recebe cobrança? É fácil ser jovem? Essas perguntas fizeram os jovens pensar um pouco sobre o assunto, se perguntar que ações esta tomando, se é certo ou errado.
Declarou que os jovens são o futuro do país, ela acredita que os jovens vão fazer a diferença, em uma das falas ela relata "Os jovens de hoje conseguem fazer muitas coisas ao mesmo tempo hoje, trabalhar, estudar, fazer academia, namorar. Claro alguma coisa não sairá perfeito mas temos que investir em vocês, temos que acreditar em vocês. Esse é um dos motivos de vocês estarem aqui hoje, vamos tentar repassar um pouco de nosso conhecimento a vocês, para que vocês possam repassar a outros jovens". Todos temos direito de falar o que pensa, de se expressar, mas nós não temos direito de questionar o que o outro fala. Em um de seus videos que a Dra. Rosemary apresentou aos jovens, um video que teve como finalidade dizer que temos que ser flexiveis e humildes, não podemos resolver os problemas discutindo ou brigando, as vezes temos que ceder para evitar problemas maiores.
Advogada, consultora e palestrante Dra. Rosemary Christina Pila Teles.
Após o intervalo o Encontro contou com a presença de dois advogados do Instituto Defesa da Classe Trabalhadora (DECLATRA), Dr. Rubens Bordinhão Neto e Dr. Anderson Sameliki Dionísio, sobre dois assuntos bastante polêmicos e graves que podem determinar o agravamento das condições de trabalho e da situação econômica de todos os brasileiros – a reforma trabalhista e a terceirização.
Um assunto abordado gerou um grande debate com os jovens que participaram realizando perguntas, de como vai ficar a situação do país caso a reforma seja confirmada no Distrito Federal. No debate afirmaram que os jovens é que farão a diferença, os jovens que vão "consertar" o erro que as gerações passadas deixaram.
Discutiram sobre como será feito as Homologações caso a reforma seja confirmada, as homologações serão realizadas diretamente empregado e empregador, não haverá sindicato para esclarecer, para questionar a empresa do porque não estar pagando o que o trabalhador tem direito de receber conforme a CLT e CCT. Sobre a terceirização que ja passou pelo senado e votaram a favor da terceirização, sendo assim as empresas que ja terceirizam seus serviços para outras empresas com o motivo de economizar, as empresas terceirizadas poderão quarteirizar, para que economize mais, sendo assim, quem sairá perdendo? Os trabalhadores, pois a empresa quarteirizada vai querer lucrar de alguma maneira, e o modo de ela poder lucrar é abaixando os valores que serão pagos aos trabalhadores, alem disso provavelmente irá trabalhar em condições precárias, sem segurança pois o empregador quer economizar o maximo para poder lucrar.
Advogados do Instituto Defesa da Classe Trabalhadora (DECLATRA), Dr. Anderson Sameliki Dionísio, Dr. Rubens Bordinhão Neto junto a mesa Presidente Reinaldim Barboza Pereira.
Dr. Anderson Sameliki Dionísio Dr. Rubens Bordinhão Neto
No dia seguinte (19 sexta-feira) a palestra e debate foi com o Professor e Especialista em educação e história do Brasil Roberto Revelino Sene, o palestrante é mestre em ciências sociais aplicadas pela UEPG, leciona na graduação em administração da Faculdade Campo Real e no curso de pós-graduação em sociologia da Unicentro. Contou como foi seu caminho ate se tronar um mestre, em sua palestra declarou que sucesso não é ter dinheiro, carro, mansão, sucesso pra mim é poder impactar as pessoas com as minhas apresentações, as minhas ideias. Questionou o que é ser jovem? vocês jovens querem mudar?Estão dispostos a mudança? Mudar para melhor lógico. As decisões que os jovens tem que fazer são dificeis pois é o que você vai se tornar amanhã, imaginem como vocês querem estar daqui 10 anos, 20 anos. Então, vocês estão fazendo algo para que isso se torne realidade?
Debateu com os participantes, as dificuldades de hoje, dos padrões que a sociedade impõe, para que essa "massa" continue sempre assim sendo comandado pelos que estão lá em cima. Se ninguem tiver a atidute de fazer diferente vai continuar assim e os prejudicados somos nós que fazemos parte dessa massa.
Realizou algumas atividades com os participantes, uma delas foi pedir para todos que fechassem os olhos e imaginar a mudança que gostaria de fazer, o que você quer de verdade para você, imagine sua família unida, abraçada com você e quando a sensação ficar muito boa aperte com o dedo sua mão, aperte forte, agora abra os olhos, toda vez que você apertar sua mão ira lembrar a sensação que é desse momento que você ficou de olhos fechados e tenho certeza que você ira agir diferente, ao invés de desistir você irá lembrar desse momento e isso o motivará para continuar lutando pela mudança.
Encerrando o seu debate Roberto deixou uma frase aos participantes, as vezes você tem que se levantar e ver o que você esta fazendo em volta, como você está impactando quem esta em sua volta, você é o que você quiser ser, basta você querer e ir atrás.
Professor e Especialista em educação e história do Brasil Roberto Revelino Sene.
Atividades realizadas pelo Professor Roberto Revelino Sene.
O tema principal ou a conclusão deste Encontro de Jovens, foi os jovens adquirir o máximo de conhecimento, os palestrantes tentaram repassar suas experiêcias, sua história de vida para que os jovens ao sair da palestra, saissem com novos pensamentos. Ao sair de cada palestra o palesntrate pedia aos jovens que repassasse as informações á outros jovens, para que o nosso futuro, o futuro do nosso país possa ser diferente.
Temos que ser nós mesmos, sem medo do que a sociedade vai pensar, a criatividade faz a diferença, se você não fazer outra pessoa faz, então é hora de parar de deixar que outros façam, os outros criem, a única diferença entre você e os outros é que eles tiveram atitude de fazer, então reaja, tome uma atitude, faça a diferença, não seja mais um, seja você mesmo.