Após uma longa e persistente luta desde o fechamento da Fafen em 2020, a categoria dos trabalhadores de montagem e manutenção industrial tem motivos para comemorar. A diretoria executiva da Petrobras aprovou, nesta quinta-feira (6), a reabertura da Fafen (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados) em Araucária, Paraná.

 

A reativação das operações da fábrica está prevista para o segundo semestre de 2025, marcando um novo capítulo na história da indústria de fertilizantes no Brasil. A Fafen-PR, que recolhia cerca de R$ 400 milhões por ano em impostos e empregava diretamente 1.200 trabalhadores, terá suas atividades retomadas, fortalecendo a autonomia econômica e apoiando a comunidade local com a aberturas de vagas.

 

Próximos Passos

 

Imediatamente, serão iniciados os procedimentos necessários para a retomada da fábrica, incluindo a publicação de editais para a contratação de serviços de manutenção e materiais críticos. A reabertura da Fafen é parte do plano estratégico 2024-2028 da Petrobras, que voltou a investir na produção de fertilizantes.

 

Uma Luta Vitoriosa

 

Essa conquista é fruto do esforço incansável e da resistência dos trabalhadores, que não desistiram da reativação da fábrica. A união da classe trabalhadora foi fundamental para alcançar esse resultado. O Sindimont celebra essa vitória ao lado de todos os trabalhadores e reforça seu compromisso com a luta por melhores condições de trabalho e a defesa dos direitos dos trabalhadores.

 

O Sindimont continua ao lado dos trabalhadores nesta nova etapa, celebrando esta grande vitória e olhando para o futuro com esperança e determinação.